09 de fevereiro – O fim do Apartheid

Salve.

Hoje, 09 de fevereiro comemora-se o fim do Apartheid. É quando Nelson Mandela vence a eleição para presidente na África do Sul, tornando-se assim, o primeiro presidente negro do país (apesar de assumir o posto apenas em 27 de Abril de 1994).

O Apartheid foi um regime segregacional implantado na África do Sul em 1948 pelo Partido Nacional, uma minoria branca, do qual possuía todo o poder político. Negros em todo o país perderam direitos. Não podiam frequentar os mesmos banheiros, não podiam se sentar nos mesmos bancos e  nem mesmo direito a saúde pública, igual a de um branco.

Após décadas de  muita violência, sofrimento e humilhação o regime foi encerrado. Não sem muita luta. Seu principal ícone, Nelson Mandela, outrora preso e exilado, agora vencedor do Nobel da Paz, tornava-se o maior símbolo de paz e igualdade no país e um grande símbolo mundial contra o racismo.

O Rap, com seu poder de comunicação e transformação social, agiu como ferramenta ativa, apoiando com suas letras Anti-Apartheid a queda do Regime.

Public Enemy, Queen Latifah, U.T.F.O, Lakim Shabazz, Jungle Brothers são alguns dos exemplos dos quais aderiram a causa. Segue uma lista com um compilado de Mcs rimando sobre:

A cultura vive. Paz!

Ref: https://newsone.com/2810717/hip-hop-apartheid-artists-united-against-apartheid-sun-city-protest/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s