Um show para lavar a sua alma: Yasiin Bey (Mos Def) se despede do Brasil em grande estilo

“O que aconteceu no último sábado foi além da minha imaginação. A gente acompanha certos artistas desde a infância/adolescência e nunca pensa que poderia estar tão perto. A ficha quase já não cai quando a gente sabe que tá ali assistindo, ainda menos quando ele entra sambando, canta sorrindo o tempo todo, distribui rosas no final do show. Eu percebi que a satisfação do cara de estar ali era a mesma que a minha. Nada paga isso.”

As palavras do MC e beatmaker Pedro Nascimento foram cirúrgicas na definição de um espetáculo histórico para os fãs de rap no Brasil. Quem teve o privilégio de estar na Fabrika, no Rio de Janeiro (RJ), na noite de 11/02/2017, ouviu mais do que clássicos como Mathematics, Sunshine, Ms. Fat Booty, UMI Says, Hip-Hop, entre outros. A energia da performance de Yasiin Bey, mais conhecido como Mos Def, é de uma profunda limpeza espiritual até mesmo para os mais descrentes.

Mas antes do principal show começar, já havia muito rap na casa com as apresentações de MCs que disputaram a última edição da Batalha do Real, como Iguin, Isaac ZO, Rayzen, Samantha Zen, Natalhão e Xan. A dupla Inumanos, composta por Aori e DJ Babão, também marcou presença. Após a performance de Mos Def, o Nectar Gang fechou a noite com chave de ouro.

Previsto para dezembro do ano passado, mas adiado por conta de problemas do cantor com o governo americano, o evento gerou diversas polêmicas e o público ficava mais impaciente a cada notícia sobre um novo cancelamento do show. Em São Paulo, a nova data havia sido marcada para o dia 10/02, mas o rapper e sua equipe não embarcaram rumo à capital paulista.
O organizador da turnê no Brasil, Tim Adams, emitiu uma nota esclarecendo os motivos do imprevisto.

mos-def-nota

Peço desculpas em nome da equipe de Yasiin Bey por não sermos capazes de estar com vocês esta noite em São Paulo, no Cine Jóia. Eu organizei a turnê e, como vocês podem imaginar, houve algumas complicações. Eles tiveram problemas para viajar devido ao clima e não tinham certeza se poderiam voar. O Cine Jóia não é responsável por isso e comunicou a vocês assim que foram informados. Eles agora estão organizados e unidos para vir ao Brasil e se apresentar no domingo, 12 de fevereiro. Eles aceitam a inteira responsabilidade e pedem gentilmente que vocês venham ao Cine Jóia nesta noite de domingo, 12/02. Eles prometem que vai ser uma noite épica!

Mas valeu a pena esperar. Ébano Gama, estudante de Comunicação Social, havia comprado o ingresso desde setembro do ano passado e mesmo vendo muita gente desistir por causa das incertezas sobre a realização do evento, não perdeu a fé.

“Dizem que o melhor tempero é a fome, e todo mundo já estava desesperado com remarcação de show e um quase cancelamento de véspera. Mesmo se o show fosse acapella, todo mundo gritaria do início ao fim. Quando ele subiu no palco com Orfeu Negro ao fundo e atirando pétalas, eu tive a certeza de que seria uma noite épica. E foi.”

mos-def-ao-vivo-2

Mos Def matou a fome de um público que interagiu com o artista do início ao fim e já morre de saudades. O rapper abriu o show com Fear Not Of Man, distribuindo pétalas de rosas pelo palco enquanto o telão exibia o filme Orfeu Negro, inspirado na peça teatral Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes. Sem playback e sem dobras, os fãs presenciaram o hip-hop no estado mais puro.

3 Respostas para “Um show para lavar a sua alma: Yasiin Bey (Mos Def) se despede do Brasil em grande estilo

  1. Pingback: Veja os destaques do show de Yasiin Bey (Mos Def) no Rio de Janeiro | Raplogia·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s